Prensa de Gutenberg

No passado fim-de-semana tive o privilégio de conhecer a única réplica da prensa de Gutenberg em Portugal e sabem onde está? No Seixal, por incrível que pareça. (O Seixal é "awesome")

Para quem não sabe, Gutenberg foi um génio do seu tempo. Nascido na Alemanha, fez profissão na ourivesaria e foi considerado o inventor dos "tipos móveis" de chumbo fundido, assim como pela sua prensa, inspirada nas prensas dos vinhos. Mas ficou bastante conhecido, até aos dias de hoje, pela impressão da Bíblia, iniciada em 1450 e terminada em 1455. Um dos elementos chave que possibilitou a impressão da Bíblia, assim como o início da revolução no mundo da impressão, foi a inovadora Matriz (tipografia) que usava tipos móveis metálicos. Mas eu não vou estar a repetir nenhuma aula de história ou wikipédia, contudo, é muito interessante aprender e saber mais sobre este assunto, principalmente quem está envolvido em design, ilustração e afins. Só para completar esta mini personificação de professora de história, aqui vai duas fotos roubadas directamente da famosa Wikipédia, do Sr. Gutenberg e da sua famosa prensa.

E agora sim, fotitos sobre a prensa que se encontra na tipografia do Seixal, única em Portugal (e nem está em nenhum museu) e, para melhorar, funciona na perfeição, usando as técnicas de impressão do séc. XV. Interessante, não acham?